Sexta-feira passada, quando estava indo pra casa, o acesso subterrâneo a estacão de metro Bonaventure estava interditado. Como tenho que correr pra não perder o trem de 17:10 nem parei pra perguntar. Mas a rua estava cheia de policiais e todos os acessos pro RESO estavam interditados. Fui por fora mesmo no frio (ainda bem que eu estava de casaco) pois tinha um bocado de gente sem e estava frio...
Quando cheguei em casa e entrei no carro liguei o radio pra ouvir musica, mas só falavam dessa “tragedia”. Com meu francês ruinzinho consegui entender que 3 policiais mataram um suspeito que estava com uma arma branca(faca).
Chegando em casa, liguei a TV (em inglês :) ) pra ver o que estava se passando. Os noticiários aqui são meio que um tédio pra quem vem do Brasil, pois não tem muita violência, e quando tem algo ficam repetindo até dar uma dor. Tipo esse caso, repetiram umas 500 vezes. Mas o que aconteceu mesmo foi o seguinte: Os policiais tentaram pegar esse cara, que estava aprontando na estacão de metro e ele reagiu com uma faca, deu uma facada no pescoço de um dos policiais. E eles mataram o indivíduo. Ai ficam no jornal... Foi excesso da policia? Despreparo....?
Isso não importa pra mim, tá, eles poderiam tem atirado na perna, imobilizado e tal.
Mas não aconteceu, só deus sabe porque, vai ver que os caras são despreparados, vai ver que tinha gente perto e não quiseram arriscar, vai ver que quiseram provar um ponto que ninguém mexe com a policia....
Só sei que sábado vendo as noticias já tinham descoberto a identidade do cara, que é um morador de rua. E que esse tinha histórico de violência, tendo sido até proibido de frequentar um abrigo que ele costumava ir.
No dia em questão, quando passei de manha pelo metro bonaventure, vi um bocado de jornais METRO espalhados pelo chão, como se alguém tivesse pego da caixa que eles ficam(pois são de graça) e jogado no chão.. Sera que não foi esse cara já aprontando desde cedo?
Na hora que ele puxou a faca pros policiais, ele deveria ter pensado antes...
Bom, resumo da opera, aqui em Montreal tem crime e violência também, talvez pra alguém isso seja um absurdo, pois pra mim é de achar graça No Brasil eu não me expunha assim, não andava no metro nem no ônibus, só de carro e vivia numa bolha cheia de falsa segurança Aqui eu ando no meio da rua e me exponho a ver e participar de situações como essa.
É uma escolha que eu fiz, viver minha vida sem medo e em uma cidade grande. Se você acha que não é pra você, não venha pra cá. Se vier, não fique budejando(reclamando). Se quiser nem se preocupar com isso, vá pra uma cidade pequena. Simples assim.
Aqui estão algumas fotos da estacão de metro e seus moradores.... Tao tudo borradas mesmo, estava com pressa e não gosto de ficar tirando foto desse povo.