ATENCAO !!!!
ESSE BLOG RETRATA NOSSA EXPERIENCIA PESSOAL E NOSSAS OPNIOES. AS INFORMACOES PODEM NAO ESTAR CORRETAS OU NAO SER DO AGRADO DE TODOS. PORTANTO LEIA E INTERPRETE COMO QUISER. E QUANTO AS INFORMACOES MAIS ACURADAS, PROCURE NOS SITES OFICIAIS E NO PAI GOOGLE !!!!
COMENTARIOS DESATIVADOS !!!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Six mois....

Bom, esse post agora vai ser longo, mas acho interessante.
Vou tentar sintetizar o máximo que eu puder, mas são 6 meses de canada, 1 mês de residente permanente. Então tem muita coisa pra contar e comentar.
Pra quem acompanha nossa jornada desde o começo, já sabe que fizemos tudo ao contrario e que nosso caso é totalmente atípico. Viemos pra Montreal com apenas um visto de estudante quando ainda não tínhamos certeza se nosso visto permanente estaria pronto a tempo antes do visto de estudos vencer, chegamos no meio do inverno sem francês e com inglês ruim, e assim vai.... Os posts antigos tao ai pra contar a historia...


Bom, nossa jornada canada começou no fim de 2009, quando decidimos que não queríamos mais ficar no brasil, que iriamos embora de qualquer jeito, então comecei a mandar currículos para os USA, só que bati de frente com a dificuldade de não ter o visto e de conseguir um sponsorship. Então entrei em contato com um amigo que mora/trabalha nos usa e perguntei se ele não tinha nenhuma vaga e ou sabia de alguém que desse sponsorship. Ele até que tinha uma vaga, e era pro brasil, mas precisava de espanhol, que eu não sei nem pra onde vai. Então enquanto nos conversávamos ele comentou sobre o programa de imigração do canada. Eu então pensei.... Porque não... E fomos pesquisar sobre como era o processo. Fizemos uma leitura aerodinâmica e começamos a pensar... Dai fomos passar o ano novo com um amigo nosso e la ele nos chamou pra ir passear nos USA na semana santa, então resolvemos juntar dinheiro e ir. Mas nesse meio tempo continuamos olhando a questão de imigração do canada, e chegamos a conclusão que o processo mais simples e barato era o do Quebec. E com isso resolvemos dar entrada. Só que nossa vida estava uma loucura na época, eu estudando pra fazer mil certificações, fazendo 11 cadeiras na faculdade, a Priscila terminando a faculdade e os 2 trabalhando. Fizemos um estudo aerodinâmico mesmo sobre os formulários e mandamos em fevereiro, viajamos para os USA na semana santa sem nem lembrar mais disso, achamos que não ia dar certo. La nos estados unidos tivemos a certeza que queríamos ir embora do brasil. E quando voltamos de viagem, acho que nem uma semana depois chegou uma carta do bureau de imigração do Quebec, estranhamente pedindo para mudar o aplicante principal para a Priscila, pois no meu nome poderia ser que não fosse aprovado.
Bom, não pensamos 2 vezes, mudamos la e pronto, após 1 semana eu acho chegou o e-mail com a data da entrevista para 2 meses para frente 18/06/2010. Ai que a loucura começou, não tínhamos NADA de francês, pois fizemos nossa aplicação mandando um certificado do live mocha de francês nível 1. E então procuramos desesperadamente uma professora particular que nos aceitasse. Por muita sorte achamos uma professora que foi uma heroína, fizemos aula de francês todo dia a noite, de 8 horas as 10, e no fim de semana durante as manhas, a pobre da professora quase morre, no final ela já estava sem conseguir pensar, altamente estressada. Mas a gente compreende e agradece isso até hoje. E pra vocês verem como as coisas acontecem de maneiras que a gente não entende, mas são pra melhor, durante o período das aulas particulares, eu estava estudando pro CISM que foi no dia 12/06 (1 semana antes da entrevista), portanto minha cabeça estava em 2 lugares ao mesmo tempo e realmente estava, por exemplo, estávamos tendo aula particular e ao mesmo tempo eu estava estudando pro CISM. Então obviamente meu francês não foi pra frente tao fácil como o da Priscila. Mas como ela era a aplicante principal, estava tudo encaminhado. Fui pra são paulo uma semana antes, fiz a prova do CISM e na outra semana fomos pra salvador pra fazer a entrevista. Fizemos a loucura de pegar um voo que chegou as 3 da manha e a entrevista era as 09:00, acordamos as 7, fomos tomar café e depois fomos pra entrevista, chegando la a Mme era meio antipática, mas como declaramos que nosso francês era básico, acho que ela não teve muita opção a não ser nos dar o CSQ, e o meu francês travou e não saiu foi nada....
Dai demos entrada no processo federal no mesmo dia da entrevista (18/06/2010) e ai caiu a ficha, vamos embora mesmo..... Nessa época era tudo segredo, só quem sabia era nossa família e alguns amigos bem próximos, afinal precisávamos juntar $$$ e pra isso não podíamos perder nossos empregos. Então fizemos nossas projeções financeiras e vimos que teríamos o $ necessário em novembro. Dai que resolvemos ser mais loucos ainda, decidimos não gastar mais um tostão em aulas de francês e meter as caras pra ir pra Montreal antes de sair o visto, apenas com visto para estudar. Eu descobri que tinha umas milhas da GOL da época da VARIG, e aproveitamos pra ir em são paulo dar um pulo no consulado pra dar entrada no visto de turismo e conhecer a Maura. Muito gente boa por sinal. Após alguns dias tivemos a noticia que o visto estava aprovado. E como já estávamos com as passagens compradas pra 19/01/2011, só faltava comunicar no trabalho. Fizemos isso e após começamos a nos preparar. Vender as coisas e etc. Já tínhamos vendido um carro em junho e deixamos pra vender o outro no ultimo dia. Mesmo sabendo que iriamos perder dinheiro. Nos mudamos para casa do meu pai 1 semana antes de viajarmos e então viemos pra Montreal, com a cara e com a coragem. Chegamos aqui e quebramos muitos paradigmas, esses estão em outros posts. E agora após 6 meses, posso dizer que conseguimos tudo que planejamos, nos prazos que planejamos e tivemos sucesso. Após apenas 3 semanas de procura de emprego, estou empregado e pelo que tenho visto é um bom emprego e salario, ainda mais para quem esta chegando, não tem francês fluente e não tem um inglês 100%, acho que 80% seria o correto para descrever meu inglês. A Priscila esta com um francês ótimo, achou um estagio na área dela para ganhar experiencia ( pois a área contábil é mais difícil de conseguir emprego), mas ainda assim já foi chamada pra uma entrevista. Ela vai fazer o processo pra entrar na ordem contábil aqui( que inclui estudar algumas cadeiras na faculdade).

J'ai deja trouvé LE travail !!!

Bom, por mais incrível que pareça, amanha faz 1 mês que recebi meu visto de residente, e nem estava querendo muito procurar trabalho agora, pois estou na francisaçao e queria terminar essa sessão e a próxima, mas sem querer um amigo enviou meu currículo pra um recruiter e com isso começou a maratona do emprego. Eu enviei meu currículo pra esse meu amigo pra ele usar como modelo, mas ele foi editando e dando enter e pondo meus dados pra baixo, dai o recruiter recebeu os 2 currículos e pediu pra falar comigo. Então eu e esse amigo fomos fazer entrevista no mesmo dia, e no final não deu certo nem uma das vagas KKKkkk. Mas como eu já tinha começado resolvi dar segmento. Comecei a pesquisar vagas e a enviar, só que no começo eu tomei meio que um balde de água fria, pois todas as vagas boas pediam bilinguismo (francês e inglês) e com isso eu fiquei de fora de digamos 80% das vagas. Então eu pensei, vou dar uma enviada em currículos agora, antes de começar a sessão de verão de francês, se não conseguir nada, vou fazer a de verão e a de outono e tentar novamente, se não conseguisse eu ia estudar inglês e começar a aplicar pra províncias anglófonas Quando já estava começando a desanimar, umas 2 semanas depois de ter começado a enviar os currículos, comecei a receber ligações :) . Participei de algumas entrevistas por telefone, fiz uma prova remota, outras entrevistas técnicas por telefone, fiz uma prova on site (surpresa) e no final estava com 3 processos de seleção Então esse que eu fiquei marcou uma entrevista final e eu fui. Chegando la achei muito legal. O meu chefe é muito gente boa, a empresa é pequena, mas tem muita tecnologia. E uma coisa que pesou muito pra eles foi o fato de eu ter trabalhado 8 anos em uma empresa só, pois aqui eles tem muito medo de contratar imigrantes recém-chegados pois normalmente os mesmos ficam por um período e depois se mandam pra outro emprego. Então eles me disseram que não podem se dar ao luxo de perder funcionários (conhecimento) e eu disse que podem contar comigo. E então nem recebi a resposta das outras vagas, mas já fechei com eles e já assinei o contrato.
Vou dar umas dicas aqui sobre currículo No meu caso, tenho muitas experiencias, muitas certificações e muitos treinamentos. Isso pode se virar contra você. Por exemplo, algumas vagas eu mandei meu currículo como era no brasil. Com 5 paginas, e isso já resumindo muita coisa. Ai quando chega na entrevista técnica, o cara lhe pergunta coisas que você nem sabe mais como é. Portanto eu aconselho realmente a retirar certificações que não são pertinentes a vaga, experiencias e etc. Outra coisa que eu fiz foi realmente enxugar meu currículo, deixei um geral com 3 paginas e os mais específicos com 2 paginas. Ai toda vaga eu ia e mudava o currículo, colocava só o q pedia na vaga e tirava o resto. Da um trabalhão, mas quem quer moleza senta no pudim né. Fiz uma modificada também no layout e coloquei minhas certificações na primeira pagina e as logomarcas das mesmas no rodapé. Pois os recruiters não leem mesmo os currículos todos, só a primeira pagina mesmo. Depois disso comecei a receber bem mais retornos.
Quanto ao francês, aqui no Quebec, você fica excluído de uma grande parte das vagas, então aconselho a caprichar no francês. Mas sem inglês também fica excluído, pois a exigência é bilíngue. Não adianta pensar que só uma língua vai resolver. Uma dica boa é a da caixa postal, isso mesmo, caixa postal do celular, aqui só se usa essa coisa. Acho arcaico, mas funciona. A dica é não atender nenhuma ligação desconhecida, e deixar cair na caixa postal, dai você pega o recado, verifica qual vaga é, e retorna a ligação com toda calma do mundo.
Detalhe, esse meu emprego é em inglês viu. Pas de français.

Vou ficando por aqui. Se eu lembrar mais coisas eu edito o post.