ATENCAO !!!!
ESSE BLOG RETRATA NOSSA EXPERIENCIA PESSOAL E NOSSAS OPNIOES. AS INFORMACOES PODEM NAO ESTAR CORRETAS OU NAO SER DO AGRADO DE TODOS. PORTANTO LEIA E INTERPRETE COMO QUISER. E QUANTO AS INFORMACOES MAIS ACURADAS, PROCURE NOS SITES OFICIAIS E NO PAI GOOGLE !!!!
COMENTARIOS DESATIVADOS !!!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Dicas de aluguel.

Então, como estou vendo os vistos estão começando a sair, e também esta na época do demenagement (mudança). Pois aqui no Quebec TODO mundo se muda no primeiro de Julho. Portanto é uma boa época para vir do Brasil.

Agora existem algumas coisas que não é todo mundo que sabe e que as vezes podem fazer a diferença.
Aqui os apartamentos não tem uma área de serviço como no Brasil, com pia e espaço para limpeza, então se você pensa em lavar roupas na mão, vai ser na banheira mesmo... Nunca vi um ralo aqui, você não molha o chão pra lavar, nem pode ficar fazendo meleira, pois não tem pra onde escorrer a água.
Então eles (canadenses) funcionam da seguinte maneira:

Lavar roupas: Normalmente tem maquinas de lavar e secar no prédio, você paga 1 dólar e pouco pra lavar e + um dólar e pouco pra secar.
Lavar louca: Normalmente não tem maquina, é na mão mesmo, tem que ficar atento e perguntar se você pode colocar uma maquina, pois a maioria não permite. No meu caso o prédio permite instalar a maquina, mas no meu apartamento eles forneceram a maquina mesmo.


O que esta incluso???
Existem todos os tipos de contratos, o normal é estar incluso chauffage(aquecimento) e água quente. Mas tem apartamentos que tem tudo incluso ( energia, água quente,chauffage e até internet e telefone). Esses que tem tudo incluso tem seus prós e contras, os prós são que você não tem q se preocupar com o variável das contas, o contra é que normalmente você não pode nem sonhar em colocar um ar condicionado e nem nada q consuma energia.
A Chauffage: É muito importante que o aquecimento nao seja a AR e sim a agua ou eletrico, pois o aquecimento a AR tras muito poluicao, cheiro do que os vizinhos cozinham/fumam, além de diminuir muito a humidade do imovel. Falo isso porque no primeiro apartamento que fiquei o aquecimento era a AR e era insuportavel, todo dia era um cheiro novo: curry, cebola, cigarro e por ai vai.......
A eletricidade: Todo mundo diz que é de graça e tal, não é bem assim não, a energia aqui é cobrada de 2 em 2 meses (60 dias exatamente) e a minha primeira foi 50 dólares, + 50 dólares de taxa de abertura de conta. A segunda chegou agora, foi 68 dólares, portanto podem ver que não é de graça não, afinal tenho chauffage e água quente inclusa e meu fogão é a gás, e a conta do gás deu 38 dólares e a segunda ainda não chegou. Já pra quem não tem chauffage inclusa, pode pensar em mais de 100 dólares por 2 meses de energia.
O fogão elétrico dizem que é melhor, pois é autolimpante, mas o a gás, se der pau na água quente (eletricidade) no inverno, pode salvar sua vida, tomar banho com água fria no inverno é meio inviável.
Não sei se todos, mas acho que a grande maioria dos prédios tem um espace de rangement ( storage área) que fica la em baixo e serve pra colocar todas as tranqueiras que você não usa, como por exemplo: no verão você coloca o umidificadores, pneus de inverno e etc. Com isso da pra viver num 3 e meio sem morrer sufocado pelas caixas caindo na sua cabeça.
Também é muito importante você ver se tem garagem, e se é coberta, pois como já citei em posts anteriores, viver sem carro aqui não é muito legal, pois tem transporte publico, mas não acho que supra realmente todas as necessidades. Por exemplo, se você precisa pegar um ônibus pra fazer conexão com outro, começa o inferno na sua vida. Pois quando um atrasa, bye bye conexão, e isso significa esperar mais 30 minutos pelo próximo. Mas o pior mesmo é quando eles passam antes, e você dançou mais 30 minutos.
Parece que o trem é pontual, não tive oportunidade de ter raiva dele ainda. Já as linhas 179 e 92 !!!!!! Morte a eles !!!!!
Portanto sigo o que os meus amigos e vizinhos digudis dizem, a diferença de você sentir frio ou na o no inverno, é ter um carro.
No meu prédio tem um espaço pra guardar as bicicletas, que eu acho o transporte ideal pra época do não frio. Mas guardar dentro do apertamento não é muito viável, portanto pergunte antes de alugar.
Elevador eu acho que é bem importante, pesquise se tem como ter, porque subir compras de escada não é legal, podem dizer que sou preguiçoso, mas no brasil eu morava no segundo andar e não tinha elevador, aqui ta bem melhor.
Existem também alguns apartamentos que tem academia e piscina, vi um no centre ville que tinha piscina e era em torno de 900 dólares/mês.

O importante é perguntar tudo, pois por exemplo, garagem, espace de rangement e local pra bicicletas aqui no prédio tem, mas não tem pra todo mundo, garagem tem fila, espace de rangement eu não tenho até hoje e espaço pra bicicletas tem fila. Eu não sabia que existiam essas coisas, portanto nem perguntei. A garagem eu não pretendia comprar carro, portanto não foi bem minha culpa, mas agora já tenho uma vaga na rua.
Falando em vagas na rua, tem que ficar atento, pois por exemplo, aqui onde moro ( ville mont royal) so é permitido estacionar 4 horas consecutivas, portanto como não tinha vaga na rua, tinha que estacionar em Montreal, que é a 3 quarteirões daqui, e ainda deixava o carro em baixo do viaduto. Ja em Montreal, pode-se estacionar por 24 horas na rua, quando é permitido.

Bom por enquanto são essas as dicas que dou. Se me lembrar de algo mais eu acrescento depois.

Posts de utilidade publica

Pessoal, estou vendo os vistos saindo... Que bom !!!! Agora vai ter uma enxurrada de gente vindo !!!!
Resolvi aproveitar esse tempinho de ferias da francisacao e até nossos passaportes chegarem para escrever uns posts de utilidade publica. Portanto o primeiro vai ser sobre aluguel, esse sai ja ja, se nao sair agora antes das 9 ( pois vou pra fête da francisacao) sai depois do almoco.

Dai gostaria de pedir que voces postassem comentarios nesse post aqui com os itens que voces que estao vindo estao com duvida, dai se eu souber ja posto no blog as dicas. Se nao souber tento achar algum blog que ja tenha....
Aguardo os requests.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

A decision has been made !!!

Bom, agora foi mesmo.... Ontem recebi um email do ecas-tracker (achei esse tracker no blog do Carlos Granja) dizendo que tinha sido alterado o status do meu processo. O status agora estava assim:
A decision has been made on your application. The office will contact you concerning this decision .
Entao pensamos, de duas uma.... Ou deu tudo certo e o visto foi emitido, ou entao lascou de vez. Ligamos pra Maura e ela disse q o visto estava emitido e que deveria ser enviado hoje....(estamos torcendo pra ser).

Assim que aparecer no Fedex que foi enviado eu me acalmo... Até lah soh ansiedade mesmo....

Montreal 24h

Bom, esse post é bem rapidinho, só mesmo pra citar que Montreal não e tão interior quanto eu pensava. Porque esse negocio dos comércios fecharem cedo e você não ter onde comprar nada de madrugada eu acho o fim. Então estava passando pela Saint-Laurent ontem e vi um intermarche escrito 24h. Quase que não acredito. Pensei que era miragem, pois ainda estava pensando na ferrari e na lamborguini que tinha visto estacionadas no quarteirão anterior. Dai então cheguei em casa e fui googlar um pouco. Achei o supermercado e também achei um site bem interessante que tem bastante informações de Montreal e inclusive uma listinha com alguns serviços 24h. É o www.montreal.com .
Agora quando estiver precisando comprar algo não tenho que ficar desesperado porque o supermercado vai fechar. E melhor, de noite não tem trânsito nem parquímetro. :)