ATENCAO !!!!
ESSE BLOG RETRATA NOSSA EXPERIENCIA PESSOAL E NOSSAS OPNIOES. AS INFORMACOES PODEM NAO ESTAR CORRETAS OU NAO SER DO AGRADO DE TODOS. PORTANTO LEIA E INTERPRETE COMO QUISER. E QUANTO AS INFORMACOES MAIS ACURADAS, PROCURE NOS SITES OFICIAIS E NO PAI GOOGLE !!!!
COMENTARIOS DESATIVADOS !!!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Visto de Turismo Canada (residente temporario).

Pessoal, resolvi escrever esse post pra tentar desmistificar algumas coisas que vi o pessoal falando sobre o visto de turismo do Canada.

Como a Priscila postou, nos decidimos ir antecipadamente pra Montreal para estudar frances. A melhor data pra gente é em Janeiro mesmo. Só que nosso visto de residente permanente nao deve sair antes de Junho (12 meses). Entao comecou a maratona visto de turismo. No Canada nao existe visto de Turismo, o visto para esses fins é o de residente temporario, por sinal nao sao todos os paises que precisam desse visto, mas no caso do Brasil precisa.

Comecamos a pesquisar, e entao comecaram as duvidas:
Como vamos pra estudar precisamos de um visto de estudo?
Precisamos estar matriculados em alguma escola para pedir o visto?
O que precisa pra pedir esse bendito visto?

Apos pesquisas no site da embaixada, emails enviados para lá e etc, chegamos as respostas.

Como vamos pra estudar precisamos de um visto de estudo?
No caso de voce estudar por até 6 meses nao precisa de um visto de estudo, o residente temporario é o suficiente.

Precisamos estar matriculados em alguma escola para pedir o visto?
Nao, mas se estiver e a escola puder dar uma carta de aceitacao é melhor.

O que precisa pra pedir esse bendito visto?
Nesse link voce acha tudo que precisa:
http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/visas/visit-visiter.aspx?lang=por&menu_id=41&menu=L

Mas deixa eu dar minha experiencia sobre os documentos.....
Como fui pessoalmente lá, prestei bastante atencao em como é o procedimento e o comportamento do pessoal lá.

Antes de tudo, NÃO coloque documentos que nao precisa, eles nao gostam mesmo e devolvem na mesma hora, nem recebem. No site tem dizendo:

Não inclua: documentos das escrituras de propriedades, faturas dos serviços de utilidade pública, extratos dos cartões de crédito.
Mas o pessoal teima em levar, e ai eles devolvem mesmo e ainda reclamam(com toda razao).

Outra coisa, só xerox meu povo, nada de documento original(outra coisa que eles nao gostam).

Tentem levar tudo organizadozinho, nada de papel bolando, tudo com clip ou grampo.
No site tem dizendo que precisa de copia da identidade, ela devolveu as nossas, eu perguntei se nao precisava e ela disse que nao.
No site diz para levar os passaportes anteriores, mas eles só ficam com o atual e o ultimo, portanto nem adianta levar 4 passaportes(como eu levei) :).

Quanto aos documentos, mandei o seguinte:
Extrato bancario dos 3 ultimos meses ( incluindo aplicacoes).
Contra cheques dos 3 ultimos meses.
Ultimo imposto de renda + recibo.
Copia da identidade(ela devolveu e disse que nao precisa, mesmo estando pedindo no site).
Comprovante do pagamento da taxa(original).
Os 2 Formularios preenchidos.
2 fotos 3x5.
Passaportes Atuais e antigos(basta o ultimo).

Uma coisa que eu sempre faço nesse tipo de situação, é mandar exatamente o que eles pedem, nada a mais e nada a menos! Se pedem foto 3x5 mando 3x5. Se eu mandar a 3,5x4,5 pode ser que passe? Pode, mas ja demonstra desatenção e desorganização, e eu sendo um agente de imigraçao ia avaliar tudo isso. Portanto não custa nada fazer as coisas direito.



Uma coisa que deixa todo mundo que esta em processo de imigração apavorado.... Devo dizer que estou imigrando? SIM eu acho que isso é essencial. No meu caso eu coloquei no formulario que estou em processo de imigração Quebec Skilled Worker, e ainda coloquei o numero do processo. Portanto isso não tem relação nenhuma se voce vai ser reprovado. Pode ser que nao influencie nada em ser aprovado, mas com certeza nao vai lhe reprovar(não me reprovou).Eu disse que estou querendo ir para passar 6 meses estudando francês e conhecer o pais. Entao eles nao sao burros, sabem que vou pra ficar até o meu visto ficar pronto. Eu acho que pode ser que tenha facilitado, o fato de ter visto dos USA e ter ido lá esse ano. No meu formulario, como coloquei que vou estudar, deveria ter preenchido a instituição, mas como ainda nao sei qual é, coloquei undefined. Portanto aquele mito que a carta de aceitação é essencial, tambem não procede.

Quando estava na fila, que por sinal é grande....(tenha paciencia). Vi muita gente chegando com documentacao incompleta, formularios preenchidos errados, formularios errados. A pobre da moça sofre com esse povo que nao lê nada. No meu caso foi rapido e indolor, ela pediu os passaportes e fotos, os formularios e os documentos. Devolveu as copias das identidades, os passaportes anteriores(ficou só com o ultimo e o atual) e pronto. Deu a data para ir buscar(2 dias uteis) e entregou os recibos.Ah, ela perguntou se tinhamos filhos e se ja tinhamos estado no Canadá. Só isso. Para retirar o passaporte, pode ser qualquer pessoa que esteja com os recibos.
Bom, tambem nao vou detalhar mais muita coisa, pois tem no site da embaixada. É essencial ler o site, para enviar tudo corretamente. Se ficarem com duvidas, mandem email para a embaixada, eles respondem bem rapido, 1 ou 2 dias no maximo. E tambem se tiverem alguma duvida podem me perguntar, mas eu nao posso dar infomacoes oficiais, ja eles podem.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Notícias Super Maravilhosas!!!

Salut Pessoas!!!
Não sei por onde começar, mas é o seguinte... nós resolvemos ir para Montréal em Jan/2011 e não comentamos nada até o momento pois ainda estávamos na espera se o visto de turismo ia ser aprovado, visto que o meu visto de residente permanente só deve sair lá para Jun/2011. Começando do começo: Resolvemos ir para Montréal como turista e ficar lá estudando francês, socializando até o PR Visa sair... Resolvido que íamos, compramos a passagem desde ago/2010 mesmo sem saber se o visto ia ser aprovado, pois é melhor pagar $300 de multa para cancelar a passagem do que comprar essa época que estaria muito mais cara. Infelizmente o visto de turismo somente pode ser solicitado com antecedência máxima de 90dias antes da viagem.
Final de setembro ligo para o Consulado marcando a minha entrega do pedido para 06/10/10, mas a gol não tinha nessa data passagens com milhas para mim e para o Tarcizo e tivemos que remarcar para o dia 26/10/10. Chegado a data fomos para o aeroporto. Meu voo era às 2:20 da manhã e às 1:35 a gol informa que o voo foi adiado para às 6h. Como assim? Tenho que estar no consulado até no máximo 11h e não vai dar tempo. Corremos para a loja da TAM e compramos passagens de emergência para o próximo voo que partiria às 2:35. Pronto!! A viagem foi muito cansativa pois o voo fazia escala em Salvador e não conseguimos dormir direito. Resumindo a estória chegamos no consulado quase 10:30 da manhã, passamos quase 2h na fila. Entregamos nosso pedido de visto de turismo e depois fomos falar com a Famosa Maura. Ela foi super simpática, mas disse aquela velha frase que todo mundo já sabe: "seu processo está na fila, pode levar até 1 ano". Voltamos para Fortaleza no mesmo dia com voo saindo às 23:15 e chegamos em casa quase 3h da manhã do dia 27. O resultado do visto saiu hoje, dia 28/10/2010, e fomos APROVADOS!! Minha irmã caçula, a Karen, vai conosco ficar 06 meses estudando línguas e quando voltar pretende aplicar pelo Québec também!!! A felicidade foi imensa e estaremos embarcando dia 19/01/2011...
Nos aguarde Montréal que dia 20/01/2011 chegamos aí!!
Por enquanto é somente isso!!