ATENCAO !!!!
ESSE BLOG RETRATA NOSSA EXPERIENCIA PESSOAL E NOSSAS OPNIOES. AS INFORMACOES PODEM NAO ESTAR CORRETAS OU NAO SER DO AGRADO DE TODOS. PORTANTO LEIA E INTERPRETE COMO QUISER. E QUANTO AS INFORMACOES MAIS ACURADAS, PROCURE NOS SITES OFICIAIS E NO PAI GOOGLE !!!!
COMENTARIOS DESATIVADOS !!!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Nouvelle Vie!!!

Bom pessoal,
finalmente nosso processo acabou e nos tornamos residentes permanentes. Mas vamos contar a historia do começo.....
Sexta feira, dia 17 de Junho ligamos para a Maura novamente pois não estávamos conseguindo rastrear os passaportes com o numero que tínhamos do Fedex, apos 28 ligações, a santa Priscila conseguiu falar com ela. Ela disse que tinha enviado desde quinta, dia 16 e que foi via Fedex prioritário, então ela viu que o numero de rastreio não era o mesmo que tínhamos e passou o novo pra gente. Começamos a rastrear e os bichinhos viajantes estavam no caminho mesmo, só que a previsão de entrega era pra segunda dia 20 as 12:00. Ai passamos o fim de semana dando refresh na pagina do Fedex e nada de milagres. Na segunda 6 da manha no site do Fedex eles foram liberados pela alfandega em Montreal. O Tarcizo ligou prontamente para o Fedex e solicitou um hold for pickup. Eles disseram que iam fazer e que iam retornar a ligação em torno das 09:30. Pra variar não retornaram, ligamos pra la e disseram que tínhamos que esperar. Fomos bater la em saint-laurent. Chegando la entregamos o numero de rastreio pra moca e ela perguntou se tinham ligado pra gente, respondemos que não, ela então disse naquele jeito bem canadense, que então não tava pronto ainda.... Vontade de enfiar um envelope do Fedex na garganta dela.... Mas tudo bem, sentamos e esperamos. Apos uns 15 minutos eles ligam pra gente, e eu digo que já estou la e a moca mandou a gente entregar o numero de rastreio pra moca do balcão e pedir a encomenda. Feito isso, la vem nosso envelope do Fedex, abrimos ele, e la estão os bichinhos viajantes, abrimos rapidamente, conferimos e la estava os vistos.
Corremos para o carro e pé na estrada. Colocamos no GPS o Dunkin Donuts que tem logo apos a fronteira dos USA e começamos nossa viagem. No meio do caminho O Tarcizo chama a atenção que alem de estarmos nos tornando residentes permanentes, também era nosso aniversario de 4 anos de casamento e de 5 meses de Canada, e propôs de irmos até o Red Lobster mais próximo, que fica em Queensbury a 300 Km, para comemorarmos. Então pronto mudança no GPS e nova rota. Chegando na fronteira dos USA o agente pergunta o que vamos fazer nos USA e então dizemos, almoçar no Red Lobster em Queensbury, e ele pergunta: Não é um longo caminho para apenas almoçar? Então respondemos, estamos indo para comemorar, fazemos 4 anos de casados, 5 meses de Canada e na volta vamos mudar nosso status para residente permanente. O oficial achou graça, perguntou como tinha sido o primeiro ano de casamento e nos desejou boa viagem.
Seguimos viagem, chegamos no Red Lobster e la fomos muito bem atendidos para variar, e ainda descobrimos uma promoção incrível, por apenas 15 dólares por pessoa, você come 1 salada, 1 sopa, 1 prato principal e 1 sobremesa. Alem de uns pãezinhos deliciosos que servem de entrada(de grátis). Então fomos dar umas voltas nos shoppings e Wallmarts da vida. E pegamos a estrada para voltar.
Chegamos na fronteira em torno das 21:30 e informamos ao oficial da cancela sobre a mudança de status, ele foi super atencioso(milagre) e nos encaminhou para a imigração. Chegando la foi super rápido, achei fraquíssimo, nao nos deram informações quase nenhuma e quando perguntamos sobre onde tirar os documentos o cara mandou ligar pro 1-800-Canada e entregou um livrinho. Bom, nada é perfeito. Entramos no carro e viemos embora, ja como residentes permanentes (Êeeeeee). Chegando em Montreal, fomos perturbar os Digudis pra eles dizerem onde íamos tirar os documentos. Então pegamos as coordenadas e fomos dormir ja umas 12:40. Na manha seguinte, fomos pra documentação, é bem simples e tudo é perto, optamos por tirar o NAS/SIN primeiro, que fica na Rene Levesque, la soh precisa mesmo dos passaportes e do papel marrom (CRP-Confirmation of permanent residence), Apos isso fomos para o MICC para fazer a inscrição na francisacao, chegando la demorou um pouquinho e fizemos nossa boa ação do dia que foi servir de tradutor pra um cara que não falava nem inglês nem francês, só espanhol. Depois fomos atendidos e nos inscrevemos. La precisou do papel marrom, passaportes, NAS e CSQ. Então fomos pro Assurance Maladie, chegando la parecia a fila do SUS, demorou um bocadinho, mas deu certo, pagamos os 16 dólares das fotos que tem que ser tiradas la e precisou dos bichinhos viajantes, papel marrom, NAS,CSQ e do BAIL(Contrato de Aluguel), pois é obrigatório comprovação de residencia no Quebec. Fomos pra casa, fizemos tudo isso antes das 13:00. Então descansamos um pouco e resolvemos ir no Emploi Quebec buscar os formulários para marcar um Rendez-vous, chegando la pegamos um cara desenrolado no balcão, ele nos mandou preencher os formulários e quando entregamos para ele, ele ligou pra alguém e com nosso modesto francês entendemos ele dizendo que já estávamos esperando fazia 45 minutos e que ninguém vinha nos atender.... 
Ele então disse pra gente sentar e esperar 30 min que alguém viria nos atender. Dai veio mesmo(nem acreditamos). Fomos para uma salinha e o rapaz la começou a falar, disse que fossemos para um club de emploi, e um bocado de baboseiras, muitoooo fraco ele, perguntamos sobre a carta Prime, e ele disse que assim que tivéssemos propostas, era só entrar em contato com ele que ele ia providenciar. Falamos sobre o reembolso da equivalência de diploma da Priscila e ele disse que não podia dar, pois não tinha sido solicitada por ele e já tinha sido paga. Questionamos então, pois foi feita antes seguindo orientação da entrevistadora do CSQ. Ele ficou todo errado , mas não teve jeito. Ele era tao fraco que elogiou nosso francês, e nos despachou com um bocado de papel....
Hoje pela manha, como nao somos bestas de ficar esperando pelo MICC, fomos ao Centre William Hingston fazer a inscrição na francisacao de tempo total para a sessão de ÉTÉ, mesmo tendo que pagar 50 dólares. Mas pelo menos estamos garantidos.
 Agora só falta a carteira de motorista, mas não estamos com muita pressa não, a do Brasil vale por 6 meses aqui.

Ah, hoje recebemos o email do ecas-tracker com o seguinte conteudo:
This is the e-CAS Tracker system at https://ecas.carroll.org.uk

It looks like your e-CAS has just been updated...

Latest update:

"You entered Canada at the Blackpool/Lacolle office on June 20, 2011 and
became a Permanent Resident."

Agora só resta comemorar né?