ATENCAO !!!!
ESSE BLOG RETRATA NOSSA EXPERIENCIA PESSOAL E NOSSAS OPNIOES. AS INFORMACOES PODEM NAO ESTAR CORRETAS OU NAO SER DO AGRADO DE TODOS. PORTANTO LEIA E INTERPRETE COMO QUISER. E QUANTO AS INFORMACOES MAIS ACURADAS, PROCURE NOS SITES OFICIAIS E NO PAI GOOGLE !!!!
COMENTARIOS DESATIVADOS !!!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Primeiro imóvel no canada é difícil?


A resposta é simples.
NÃO
É o seguinte:
Pra hipoteca(mortgage) que tem de tempo máximo 30 anos (que foi pelo que optei) são contratos que você faz, podem ser de 2 a 5 anos. Depois renegocia.
Eu fiz de 2 anos,risco maior e juros menor. Consegui juros de 2.4% ao ano, se fosse de 5 anos ia ser um juros de 3 a 4 % ao ano. Outro ponto, se eu pegasse de 5 anos não poderia baixar a prestação até terminar o contrato mesmo pagando, iria baixar o valor do montante principal. Então peguei 2 e quando esse contrato terminar em 2 anos dou uma bolada e renegocio o restante, dai baixo a prestação.

Aí tem a entrada. Tem algumas opções:
1- Da entrada de 30% e faz a hipoteca do resto
2- Da entrada de 5%, faz o seguro do governo sobre a hipoteca que agora não lembro qual o valor e financia o resto.

No meu caso optei pela opção 2. Dei 5% do valor do imóvel e o resto incluindo o seguro vai na hipoteca.
Quem quiser mais informações sobre o seguro procure no Google por Canada Mortgage and Housing Corporation (CMHC) .


Pra aprovarem o Mortgage, foi meio estranho, acho que por eu ter apenas 3 meses de trabalho pediram um bocado de coisa que me surpreendeu.
Pediram o extrato da minha conta no brasil ( pois eu disse que tinha $$ no brasil)
Pediram o equifax do brasil ou uma carta do banco no brasil dizendo que eu sou um bom cliente e não devo nada.

Bom, ao contrario de muitos que poderiam se sentir ofendidos com isso, como tenho o nome limpo, nunca passei cheque sem fundo nem nada. Apenas entrei no site do equifax e tirei um relatório (custou uns 20 reais).
Tirei os extratos dos últimos meses no brasil e pronto.
Simples assim. E com isso fui até o BMO para assinar a papelada e chegando lá, acho que devido ao gerente ter tido acesso aos meus extratos do brasil e ao meu pay stub (contra cheque), fui tratado muito bem, me ofereceu mundos e fundos. Conta sem taxa nenhuma de manutenção e com transações ilimitadas, cartão de credito e assim vai.

Agora já estamos com a hipoteca pré aprovada, entrada paga e só falta receber o apartamento, pois ainda esta construindo. Então quando estiver pronto e formos receber as chaves, vamos até o notário e assinamos a papelada definitiva e o banco paga a hipoteca pra construtora.

Pelo que eu tenho visto, aqui em Montreal parece que imóvel valoriza, especialmente se você compra novo. E se não gostar do imóvel, pode vender e depois comprar outro. Então melhor gastar com prestação do que com aluguel. Pelo menos estou investindo em algo.

Ah, detalhe, a negociação foi toda em francês, então imaginem que não é difícil não. Pois meu francês é fraquinho......