ATENCAO !!!!
ESSE BLOG RETRATA NOSSA EXPERIENCIA PESSOAL E NOSSAS OPNIOES. AS INFORMACOES PODEM NAO ESTAR CORRETAS OU NAO SER DO AGRADO DE TODOS. PORTANTO LEIA E INTERPRETE COMO QUISER. E QUANTO AS INFORMACOES MAIS ACURADAS, PROCURE NOS SITES OFICIAIS E NO PAI GOOGLE !!!!
COMENTARIOS DESATIVADOS !!!

terça-feira, 19 de julho de 2011

J'ai deja trouvé LE travail !!!

Bom, por mais incrível que pareça, amanha faz 1 mês que recebi meu visto de residente, e nem estava querendo muito procurar trabalho agora, pois estou na francisaçao e queria terminar essa sessão e a próxima, mas sem querer um amigo enviou meu currículo pra um recruiter e com isso começou a maratona do emprego. Eu enviei meu currículo pra esse meu amigo pra ele usar como modelo, mas ele foi editando e dando enter e pondo meus dados pra baixo, dai o recruiter recebeu os 2 currículos e pediu pra falar comigo. Então eu e esse amigo fomos fazer entrevista no mesmo dia, e no final não deu certo nem uma das vagas KKKkkk. Mas como eu já tinha começado resolvi dar segmento. Comecei a pesquisar vagas e a enviar, só que no começo eu tomei meio que um balde de água fria, pois todas as vagas boas pediam bilinguismo (francês e inglês) e com isso eu fiquei de fora de digamos 80% das vagas. Então eu pensei, vou dar uma enviada em currículos agora, antes de começar a sessão de verão de francês, se não conseguir nada, vou fazer a de verão e a de outono e tentar novamente, se não conseguisse eu ia estudar inglês e começar a aplicar pra províncias anglófonas Quando já estava começando a desanimar, umas 2 semanas depois de ter começado a enviar os currículos, comecei a receber ligações :) . Participei de algumas entrevistas por telefone, fiz uma prova remota, outras entrevistas técnicas por telefone, fiz uma prova on site (surpresa) e no final estava com 3 processos de seleção Então esse que eu fiquei marcou uma entrevista final e eu fui. Chegando la achei muito legal. O meu chefe é muito gente boa, a empresa é pequena, mas tem muita tecnologia. E uma coisa que pesou muito pra eles foi o fato de eu ter trabalhado 8 anos em uma empresa só, pois aqui eles tem muito medo de contratar imigrantes recém-chegados pois normalmente os mesmos ficam por um período e depois se mandam pra outro emprego. Então eles me disseram que não podem se dar ao luxo de perder funcionários (conhecimento) e eu disse que podem contar comigo. E então nem recebi a resposta das outras vagas, mas já fechei com eles e já assinei o contrato.
Vou dar umas dicas aqui sobre currículo No meu caso, tenho muitas experiencias, muitas certificações e muitos treinamentos. Isso pode se virar contra você. Por exemplo, algumas vagas eu mandei meu currículo como era no brasil. Com 5 paginas, e isso já resumindo muita coisa. Ai quando chega na entrevista técnica, o cara lhe pergunta coisas que você nem sabe mais como é. Portanto eu aconselho realmente a retirar certificações que não são pertinentes a vaga, experiencias e etc. Outra coisa que eu fiz foi realmente enxugar meu currículo, deixei um geral com 3 paginas e os mais específicos com 2 paginas. Ai toda vaga eu ia e mudava o currículo, colocava só o q pedia na vaga e tirava o resto. Da um trabalhão, mas quem quer moleza senta no pudim né. Fiz uma modificada também no layout e coloquei minhas certificações na primeira pagina e as logomarcas das mesmas no rodapé. Pois os recruiters não leem mesmo os currículos todos, só a primeira pagina mesmo. Depois disso comecei a receber bem mais retornos.
Quanto ao francês, aqui no Quebec, você fica excluído de uma grande parte das vagas, então aconselho a caprichar no francês. Mas sem inglês também fica excluído, pois a exigência é bilíngue. Não adianta pensar que só uma língua vai resolver. Uma dica boa é a da caixa postal, isso mesmo, caixa postal do celular, aqui só se usa essa coisa. Acho arcaico, mas funciona. A dica é não atender nenhuma ligação desconhecida, e deixar cair na caixa postal, dai você pega o recado, verifica qual vaga é, e retorna a ligação com toda calma do mundo.
Detalhe, esse meu emprego é em inglês viu. Pas de français.

Vou ficando por aqui. Se eu lembrar mais coisas eu edito o post.